William Rutu venceu a eleição presidencial do Quênia, de acordo com a Comissão Eleitoral e de Fronteiras Independente, derrotando Raila Odinga em uma disputa acirrada.
O presidente da Comissão Eleitoral e de Fronteiras Independente, Wafula Chebukati, declarou Ruto como o presidente devidamente eleito com 7.176.141 votos.
Ruto obteve 7.176.141 (50,49%) votos que ultrapassaram os 50% necessários para conquistar o primeiro lugar na recém-concluída eleição presidencial.
Seu arquirrival político e Azimio la Umoja One Kenya Coalition Party Raila Odinga ficou em segundo lugar com 6.942.930 votos (48,85%).
Ruto também obteve 25% dos votos em 39 municípios. A Constituição exige que o candidato vencedor obtenha 25% dos votos em pelo menos metade do número total de municípios.
Os dois candidatos presidenciais estão em uma disputa acirrada desde que a contagem dos votos começou na terça-feira, 9 de agosto, após o encerramento da votação.
É até hoje que os quenianos conseguiram o claro vencedor da disputa presidencial de 9 de agosto após dias de expectativa e ansiedade
Falando ao anunciar o vencedor, Chebukati disse:
“I Wafula Chebukati, presidente da IEBC, declara que Ruto William Samoei, de número de identificação 6847208, foi devidamente eleito Presidente da República do Quênia sob as disposições do Artigo 138.”