Mano Brown entrevistou a professora universitária norteamericana Patricia Hill Collins para o Mano a Mano.
Através de uma publicação em seu perfil no Instagram, Mano Brown revelou que entrevistou Patricia Hill Collins para o Original Podcast Spotify Mano a Mano. Em seu último episódio, ele recebeu a família Suplicy, em realização feita pela editora Boitempo. O rapper, comunicador e integrante do icônico grupo nacional Racionais MC’s, enxergou o ocorrido como uma honra, conversando durante duas horas sobre diversos temas importantes.
Sendo uma das mais influentes pesquisadoras do feminismo negro nos Estados Unidos e no mundo, a professora Universitária de Sociologia da Universidade de Maryland é também ex-chefe do Departamento de Estudos Afro-americanos na Universidade de Cincinnati e ex-presidenta do Conselho da Associação Americana de Sociologia.
Na descontraída entrevista, os dois ícones do movimento negro abordaram assuntos como a comunidade negra e suas gerações, o colorismo e as diferenças encontradas por eles entre os negros brasileiros e os negros americanos, além de debaterem as conquistas e os desafios das lutas no Brasil e nos Estados Unidos, e as tensões entre os avanços e as sucessivas contrarreações conservadoras nos dois países.
Uma das mais importantes pensadoras da interseccionalidade, Hill Collins está estudando português e declamou letras do Racionais. Conforme acredita ela, a música de Brown e o hip-hop como um todo são instrumentos poderosíssimos de educação e de mobilização popular. Na próxima sexta-feira, a autora de livros como Pensamento Feminista Negro, Intersecionalidade e Bem Mais Que Ideias faz uma conferência gratuita na Feira do Livro, às 15 horas, em São Paulo.
Confira o relato na publicação do Instagram abaixo: