O crime ocorreu na residência da família, localizada na Rua Santa Inês, no bairro Princesa Isabel. Os corpos das vítimas foram descobertos por vizinhos, que imediatamente chamaram as autoridades. As vítimas foram identificadas como Marcos Paulo Mendes Santos, 26 anos, Benjamyn Kleyon Mendes Barreto, 4 anos, e Rosymary Mendes Barreto Santos, a menor de 1 ano e 8 meses.
Após a prisão, Maikelly Mendes confessou à polícia ter cometido o terrível crime. Ela alegou que envenenou o marido e os filhos no sábado à noite ao misturar o veneno conhecido como "chumbinhơ" na comida da família.
O caso deixou chocado a comunidade de lhéus, dada a brutalidade e crueldade envolvida. As investigações estão adiantadas para determinar os motivos que levaram a mulher a cometer esta trágica ação.
Chumbinho, a substância utilizada neste caso, é um veneno clandestino que contém aldicarbe, substância extremamente tóxica que é proibida no Brasil para uso em alimentos e para controle de pragas domésticas.
A mulher foi encaminhada para autoridades competentes para o devido processo de lei e deve responder pelos crimes de homicídio agravado. A Polícia Civil continuará a investigar o caso.