FBI pode investigar Kanye West por infração em campanha, caso o rapper decida concorrer à presidência dos EUA

0


Parece que Kanye West pode enfrentar alguns problemas para se candidatar a presidência.

É possível que o FBI esteja conduzindo uma investigação criminal sobre o rapper e ex-candidato presidencial de 2020, Kanye West, após relatos de que ele contratou  Milo Yiannopoulos, como seu gerente de campanha. Tal ação violaria as leis federais que proíbem estrangeiros de serem empregados em campanhas políticas. Incrivelmente, é o próprio tesoureiro do comitê de campanha do rapper e seu advogado que fizeram a denúncia criminal às autoridades.

Este crime é passível de uma sentença de até cinco anos de prisão. Ambos os órgãos federais, incluindo o FBI e a Comissão Federal de Eleições (FEC), já foram informados sobre essa possível infração. Nos últimos meses, fontes revelaram que Kanye está perigosamente próximo de violar a Lei Federal de Campanhas Eleitorais. Se for constatado que ele tinha conhecimento do status de imigração de Yiannopoulos e não tomou medidas para resolver a questão, ele poderá enfrentar acusações relacionadas à conspiração e ao auxílio e cumplicidade.

Bruce Fein, advogado do comitê que falou ao Radar Online, alertou que receber qualquer tipo de serviço de um estrangeiro pode ser considerado uma violação criminal e acarretar consequências graves – não apenas civis. “É um crime grave. E esta certamente não é uma disposição obscura na lei eleitoral.” afirmou Fein.

O tesoureiro do comitê, Devan White, expressou incredulidade de que Kanye não poderia estar familiarizado com o status de residência de Yiannopoulos. Para apoiar suas afirmações, White apresentou ao veículo uma cópia de um memorando interno datado de 19 de julho de 2023, que solicitava que a posição de imigração do britânico fosse prontamente fornecida como prova.

White disse: “Acreditamos que, neste ponto, seria praticamente impossível (para Kanye) não estar ciente disso, a menos que ele esteja em algum lugar onde esteja incapacitado. Entendendo plenamente a gravidade da infração e desde que não esteja sendo coagido a participar, Kanye precisa compreender seu possível envolvimento como co-conspirador ou cúmplice na quebra das leis federais de eleições por um estrangeiro.”

Bruce Marks, advogado pessoal de Kanye West, não pôde confirmar o status de imigração de Milo Yiannopoulos. Quando questionado sobre o assunto, Marks simplesmente respondeu que “está sob investigação”. Marks foi lacônico sobre o assunto, limitando-se a dizer: “Qualquer assunto relacionado a Milo está sendo investigado – isso é tudo que tenho a dizer.” Ele também afirmou que está pessoalmente liderando a investigação.

Em maio, um escândalo político eclodiu quando Patrick Krason, que havia sido tesoureiro do comitê, renunciou após apenas seis meses no cargo. Ele alegou que Yiannopoulos era culpado de apresentar faturas falsas para cobrir despesas de campanha de Kanye – essa acusação foi reportada no site da Politico.

Após entregar sua renúncia em 8 de maio de 2023, Krason apresentou uma queixa à FEC. Ele supostamente se recusou a fornecer detalhes sobre o que aconteceu durante seu tempo lá, mas estava ansioso para expressar sua opinião sobre a posição de Yiannopoulos em relação à imigração. Em uma tentativa de encontrar uma pessoa adequada para a importante posição na campanha, Milo e Kanye decidiram trazer White.

Enviar um comentário

0 Comentários
Enviar um comentário (0)
To Top