O rapper e empresário Kanye West está “100% planejando concorrer à presidência em 2024”, revela fonte.
Se você pensou que a tentativa de Kanye West em se tornar presidente dos Estados Unidos havia sido um impulso momentâneo, pense novamente. Segundo fontes do The US Sun, o rapper e empresário de 46 anos está definitivamente focado em uma corrida presidencial em 2024, e desta vez ele traz aliados polêmicos e estratégias novas ao jogo.
Acredita-se que a atual esposa de Kanye, Bianca Censori, desempenhará um papel importante na campanha. Censori, 28, recentemente recebeu uma procuração especial para lidar com alguns assuntos financeiros do rapper, o que demonstra a confiança e responsabilidade que ele deposita nela. Ao mesmo tempo, polêmicas rondam a escolha de seus aliados políticos. Em maio, o controverso comentarista político britânico Milo Yiannopoulos foi anunciado como o novo diretor de operações políticas de Kanye
Diferente de sua campanha em 2020, onde Kanye gastou mais de US$ 12,4 milhões do próprio bolso e conquistou cerca de 60.000 votos, a nova campanha promete ser mais estruturada. “Ele e Milo estão analisando logotipos para a campanha e mapeando as coisas”, informou uma fonte. Kanye também tem planos de renovar sua marca Yeezy com a ajuda do fundador da American Apparel, Dov Charney, indicando uma abordagem multi-estratégica que mistura negócios e política.
Kanye tem enfatizado temas como “liberdade, igualdade, vida saudável e crescimento econômico” em sua narrativa de campanha. Em 2020, ele criou o próprio partido político, chamado “A Festa de Aniversário”, sob o mantra: “quando a gente ganha, é aniversário de todo mundo”. A ideia parece ser estender essa visão centrada em “Deus e serviço” para uma campanha mais ampla e estruturada em 2024.
No entanto, é impossível ignorar os desafios e controvérsias que o rodeiam. Kanye enfrentou críticas após discursos anti-semitas no ano passado. Além disso, seus números de 2020 são minúsculos quando comparados aos 81,3 milhões de votos recebidos por Joe Biden e 74,2 milhões por Donald Trump.
Ainda não há um prazo nacional formal para se candidatar à presidência dos Estados Unidos. Portanto, resta ver como as estratégias e aliados inusitados de Kanye West afetarão sua segunda tentativa em uma corrida presidencial. O que é certo é que Kanye West não é um nome que possamos ignorar facilmente no cenário político e cultural, para o bem ou para o mal. Em uma era onde a política e o entretenimento muitas vezes andam de mãos dadas, a tentativa de Kanye em 2024 é um reflexo desse fenômeno, demonstrando como figuras públicas estão cada vez mais se voltando para a arena política como um espaço para influência e poder.