Seis desafios enfrentados pelo novo chefe do futebol africano, Motsepe

0


O presidente da Nova Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe, herda uma organização problemática. 
A AFP Sport lista seis dos desafios que ele enfrenta após sua eleição na sexta-feira:

- Corrupção -

A imagem pública da CAF foi abalada nos últimos anos em meio a inúmeras denúncias de corrupção, algumas das quais foram comprovadas em uma investigação da FIFA e levaram ao banimento do ex-presidente Ahmad Ahmad.

O que deve preocupar Motsepe é que, pouco antes da proibição, 46 ​​das 54 associações nacionais de futebol da África apoiaram publicamente o dirigente malgaxe por um segundo mandato de quatro anos.

As acusações que levaram à queda de Ahmad incluíram a “apropriação indébita de fundos”, “abuso de poder” e “oferta e aceitação de presentes ou outros benefícios”.

- Governança -

Uma recente auditoria forense da Pricewaterhouse Cooper, complicada pelo fato de a CAF fazer muitos pagamentos em dinheiro, pintou um quadro de desordem financeira e de governança.

Sua contabilidade foi descrita como “não confiável e não confiável”, com muitas transações tendo “pouca ou nenhuma documentação de apoio”.

Os departamentos na sede do Cairo foram considerados "insuficientes", com funcionários "sobrecarregados e geralmente desmotivados".

- Blecaute da TV -

A SuperSport, com sede em Joanesburgo, principal emissora do futebol africano em inglês, não exibe partidas desde o final de 2019 devido a uma disputa contratual.

O apagão afetou o recente Campeonato das Nações Africanas em Camarões, as eliminatórias da Copa das Nações da África de 2021 e as competições da Liga dos Campeões da CAF de 2020 e da Copa das Confederações da CAF.

O ex-jogador de futebol africano do ano e estrela da Zâmbia Kalusha Bwalya disse: “Os maiores desafios enfrentados por Motsepe são unir a CAF e resolver o problema da TV”.

- Comunicações -

Acessar o site da CAF (www.cafonline.com) oferece pouca ajuda para aqueles que buscam as últimas notícias do futebol africano.

Clique em 'Competições / Copa do Mundo 2022' e há jogos, locais e árbitros para as eliminatórias disputadas em setembro de 2019, mas nenhum resultado, artilheiro ou tempo de gols dessas partidas.

O sorteio da segunda pré-eliminatória foi realizado no dia 21 de janeiro de 2020, com as primeiras partidas marcadas para maio deste ano, mas não há detalhes do sorteio ou dos jogos

- Árbitros

As denúncias de arbitragem tendenciosa e incompetente dos jogos das seleções e clubes da CAF fazem parte da trama do futebol africano há décadas.

À medida que a cobertura da TV cresce e mais câmeras são usadas, o problema se torna mais óbvio em um continente onde o VAR raramente é usado.

Ciente do problema, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, favorece um painel de elite de árbitros africanos em tempo integral, pagos pelo órgão regulador mundial.

- Prêmio em dinheiro -

Muitos clubes perdem dinheiro competindo nas competições da CAF, onde a premiação entra em vigor somente após duas (Champions League) ou três (Confederation Cup) rodadas de qualificação.

Mesmo as equipes que vão até o fim e embolsam o primeiro prêmio da Liga dos Campeões de US $ 2,5 milhões (2,1 milhões de euros) dizem que perdem com metade do dinheiro necessário para bônus de jogador.

“É uma situação ridícula que os donos de clubes que ganham troféus tenham que cavar o próprio bolso para equilibrar as contas”, diz Infantino.


Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
Enviar um comentário (0)
To Top