O Atlético de Madrid desperdiçou a chance de infligir um duro golpe nas esperanças de título do Real Madrid na La Liga no domingo, com o empate tardio de Karim Benzema dando aos campeões um empate em 1-1 e os manteve na corrida no topo.
O remate certeiro de Luis Suarez no início da primeira parte pareceu ser suficiente para dar ao Atlético uma vitória crucial que o colocaria a oito pontos de vantagem sobre o adversário, com um jogo a menos.
Mas eles não conseguiram fazer valer a sua autoridade e Benzema puniu-os aos 88 minutos, com o seu golo dando ao Real Madrid um empate que garante a diferença entre os dois rivais da cidade em cinco pontos. Ainda é uma vantagem considerável que o Atlético pode estender para oito pontos com 12 jogos restantes se vencer o jogo em casa para o Athletic Bilbao na noite de quarta-feira.
No final do jogo, foram os jogadores do Real Madrid que exibiram sorrisos no rosto, enquanto Suarez saía de campo balançando a cabeça, com o Atlético bem ciente de que essa foi uma grande oportunidade perdida. Em vez disso, a corrida pelo título continua muito a favor do Atlético, mas ainda em disputa, especialmente para o Barcelona, que foi talvez o maior beneficiário deste resultado.
O Barça, cujos membros votaram na nova presidência do clube no domingo, agora está a apenas dois pontos do Atlético, depois de disputar uma partida a mais. Eles também enfrentam a equipe de Diego Simeone em Camp Nou, em maio.
Kieran Trippier jogou sua primeira partida desde janeiro, depois de cumprir sua proibição de 10 semanas por quebrar as regras de apostas, enquanto Benzema provou seu valor novamente, depois de ser considerado apto o suficiente para começar após um intervalo devido a uma lesão na virilha.
O Atlético foi muito superior na primeira parte, mais forte, mais agressivo, melhor com a bola e com um plano mais claro que restringiu o Real Madrid a um remate de longe de Casemiro e a uma cabeçada de Benzema de relance.
A essa altura, o Real estava atrás, com o gol de abertura vindo de uma combinação conhecida pela direita. Trippier jogou fundo na trajetória do excelente Marcos Llorente, que tirou a bola do mergulho de Nacho Fernandez. Um passe atrás de Raphael Varane encontrou Suarez e ele conseguiu uma finalização soberba com a parte externa do pé ao redor do goleiro Thibaut Courtois e no canto mais distante.
O Atlético venceu todos os desafios e perdeu a bola, mas perdeu o segundo gol. O Real Madrid queria um pênalti no final do primeiro tempo, depois que a bola atingiu Felipe na mão, mas o árbitro não se convenceu, mesmo após consultar o monitor.
O Real Madrid se recuperou e por um tempo o jogo abriu. Nacho passou perto do poste da defesa, antes de Yannick Carrasco levar a melhor sobre Lucas Vazquez por duas vezes, na segunda vez em defesa de Suarez, cuja finalização foi bloqueada. Angel Correa arranhou quando foi libertado a seis metros de distância. O Atlético parecia ter recuperado sua autoridade, mas eles não conseguiram se proteger e a tensão aumentou.
Benzema rematou por cima e, em seguida, Jan Oblak deu uma incrível dupla defesa, impedindo o francês à queima-roupa antes de se levantar para bloquear o rebote.
Restavam dois minutos quando Benzema finalmente atacou. Ele avançou, a bala acertou gentilmente para Casemiro, que capitalizou com um puxão frio de gelo para seu companheiro de equipe, que tinha uma rede aberta.

