O namibiano Deon Hotto colocou o Orlando Pirates no caminho para a vitória por 3 a 0 sobre o Chippa United neste fim de semana e o segundo lugar na Premiership sul-africana.
Quando o goleiro Chippa correu além de sua área e errou completamente o chute de fundo pretendido, o ala de 30 anos acertou a bola solta em uma rede desprotegida. Um gol contra dobrou a vantagem dos Soweto Buccaneers e Ben Motshwari comemorou a convocação da África do Sul para as eliminatórias da Copa das Nações da África com um gol aos 89 minutos.
Hotto marcou seis gols em todas as competições do Pirates nesta temporada, tornando-se o artilheiro do ex-campeão africano com Vincent Pule. Ele deixou a Namíbia em 2014 e jogou pelo Golden Arrows, Bloemfontein Celtic e Bidvest Wits na primeira divisão sul-africana antes de se juntar ao Pirates no ano passado.
A vitória por uma margem maior do que o esperado em Gqeberha (antigo Port Elizabeth) elevou o Pirates a 35 pontos, um a menos que o atual campeão Mamelodi Sundowns. No entanto, o Pirates tem dez partidas pela frente, quatro a menos do que o Sundowns, e o técnico alemão Josef Zinnbauer diz que não vê seu time como candidato ao título nesta fase.
“Vamos esperar para ver qual é a posição quando todos os clubes jogaram o mesmo número de jogos”, disse o treinador que trouxe o troféu da competição eliminatória para o Pirates nesta temporada, após uma seca de seis anos de títulos. “Marcar tem sido um problema para nós, por isso foi animador marcar três gols antes de nossa primeira partida da fase de grupos da Copa das Confederações da CAF, na quarta-feira.”
Os piratas estão fora de casa com a ex-campeã africana Entente Setif, da Argélia, em uma partida que foi transferida para Gana por causa dos regulamentos do coronavírus no país do norte da África. O terceiro colocado SuperSport United desperdiçou a chance de empatar em pontos com o Sundowns ao empatar em 0 a 0 em casa em Pretória pelo TS Galaxy, do meio da tabela.
No SuperSport, faltou o contundido Bradley Grobler, o líder na corrida da Chuteira de Ouro da Premiership, com 13 gols, três a mais que Ruzaigh Gamildien, do Swallows. Assim como o Pirates, o SuperSport disputou mais quatro partidas que o Sundowns, e seu objetivo realista agora deve ser o segundo lugar e a qualificação para a Liga dos Campeões da CAF 2021-2022.
O Arrows subiu para o quarto lugar, quatro pontos atrás do Sundowns, graças à vitória por 3 a 1 sobre o Black Leopards, na última posição, com o zimbabuense Knox Mutizwa entre os artilheiros do time de Durban.
Swallows está em quinto lugar depois de sofrer um gol nos acréscimos de pênalti e empatar 1-1 com o Tshakhuma Tsha Madzivhandila, em Soweto.

