R. Kelly foi condenado a 30 anos de prisão. A juíza Anna Donnelly proferiu a sentença no Tribunal Federal do Brooklyn na quarta-feira.
O lendário cantor foi considerado culpado em setembro passado de todas as acusações que incluíam extorsão baseada em exploração sexual de crianças, sequestro, trabalho forçado e violações da Lei Mann, que proibia o transporte de pessoas através das fronteiras estaduais para sexo ou uso relacionado.
Antes da sentença, várias das mulheres contaram o sofrimento nas mãos da cantora. “Você me fez fazer coisas que quebraram meu espírito. Eu literalmente desejei morrer por causa do quão baixo você me fez sentir”, disse um sobrevivente não identificado, dirigindo-se diretamente a Kelly, que manteve as mãos cruzadas e os olhos baixos, relata a AP . "Lembras-te daquilo?"
Kelly está detida no Metropolitan Detention Center no Brooklyn desde o veredicto em setembro passado. Seus advogados argumentaram que ele não deveria pegar mais de 10 anos de prisão porque teve uma infância traumática “envolvendo abuso sexual infantil grave e prolongado, pobreza e violência”.
A cada adição de uma nova vítima, você crescia em maldade”, disse uma vítima chamada Angela. “Você usou sua fama e poder para preparar e treinar meninos e meninas menores de idade para sua própria gratificação sexual.”
Lizette Martinez, que também estava na série documental Surviving R. Kelly , foi simples em sua declaração ao tribunal na quarta-feira: “Robert, você destruiu a vida de tantas pessoas”.